quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quer aumentar a família?


Segundo um estudo, de 2008, conduzido por uma equipa de psicólogos da Universidade de Coimbra, liderada por Eduardo Sá, cada filho custa em média cerca de 236 euros por mês numa família de classe média baixa até aos 25 anos.
A mesma criança, numa família de classe média alta, representa um custo de cerca de 679 euros.
Mesmo antes da chegada do seu bebé, dizemos-lhe que parcelas devem entrar nos seus cálculos para que possa desfrutar desta nova etapa da vida familiar, sem problemas de dinheiro ou consequências para a saúde, para que possa desfrutar deste período em pleno.

Antes de engravidar
- Planeie o pagamento de despesas
No que se refere ao Serviço Nacional de Saúde, no nosso país, a grávida tem direito, até 60 dias após o parto, a assistência médica gratuita em consultas e exames nos centros de saúde, hospitais e maternidades públicos; e a internamento por motivo de gravidez e parto, nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Tem também acesso gratuito a consultas e tratamentos dentários (três cheques que podem ser usados até dois meses após o parto).
Já no setor privado, se quer ser acompanhada na gravidez e ter o bebé num hospital privado, adira com antecedência a um seguro de saúde que cubra essas despesas. Há um período de carência relacionado com o parto que pode, em alguns casos, rondar os 17 meses. Um seguro de saúde com a cobertura de parto poderá rondar os 45 euros por mês.
Outra opção são os cartões de desconto/saúde que permitem utilizar os serviços desde logo (ou esperar pouco tempo quando comparados com os seguros de saúde) além de estarem associados a estacionamento gratuito nos hospitais da rede, linha de apoio telefónico 24 horas, custando cerca de €140 euros por ano. Em suma, com os cartões pagará menos de prémio do que num seguro, mas mais no momento do serviço.
- Programe já o futuro orçamental mensal
A chegada de mais um elemento na sua família irá obrigá-la a repensar prioridades e a exercitar a sua capacidade de poupar. Para o conseguir, é importante que equacione, desde já, formas de compensar novos custos relacionados com o bebé (alimentação, creche, saúde), através do corte em outros custos ou de um aumento de receitas.


{retirado daqui}

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fala-nos com carinho ♥

Blogger Wordpress Gadgets