terça-feira, 9 de outubro de 2012

Find our pets - find our friends

Chama-se Find My Pet e pretende ser um lugar para encontrar animais perdidos. 
O novo projecto da Ordem dos Veterinários está online e, através de georeferenciação ou das características dos animais, ajuda donos desesperados
Ana Paula não queria acreditar quando alguém lhe perguntou, ao telefone: «Foi a senhora que encontrou os meus cães?». Havia poucos dias que, a pedido de um amigo, aceitara acolher um labrador cor de chocolate de cinco meses. O animal tinha sido encontrado a deambular na praia de Carcavelos e Ana Paula não queria abandoná-lo. «O meu amigo estava desesperado. Tinha encontrado dois cachorros e não conseguia suportar as despesas. Decidi ficar com um deles», lembra.
Apesar de já ter dois cães adultos, acabou por levar Brownie (o nome escolhido) para casa, enquanto o amigo ficou com o outro labrador, preto. Seguiu-se uma visita ao veterinário, para verificar o estado de saúde do cão e detectar a existência de um chip, mas foi uma pessoa que estava na sala de espera do consultório que ditou uma reviravolta na vida daqueles animais. 
«Encontrara na internet um anúncio de dois cães desaparecidos com características semelhantes aos nossos. Depois, recebi a chamada da verdadeira dona», conta Ana Paula.
A história tem um desfecho invulgar, principalmente quando se trata de um país onde a maioria dos donos nunca reencontra os seus animais de estimação. 
Segundo dados da Direcção Geral de Veterinária, desde o início deste ano, desapareceram 214 animais de companhia e foram encontrados 251, mas, destes, apenas 20 voltaram para casa. 
No ano passado, perderam-se 927 cães e só 41 acabaram por ser devolvidos.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) estima que os números atinjam os milhares e, por isso, pretende alterar o curso da história dos animais que nunca reencontram os donos, através de Find My Pet. «Queremos facilitar a procura dos seus animais de estimação, sobretudo cães e gatos», explica a bastonária da OMV, Laurentina Pedroso.
Confiante no sucesso da nova plataforma online, que considera «pioneira», Laurentina Pedroso esclarece que tudo foi pensado para ser rápido, graças à georeferenciação: «O site identifica o local onde o utilizador está a aceder à internet e lista, de imediato, os animais achados e perdidos naquele lugar específico».
A busca das semelhanças e das características dos animais perdidos e encontrados, a região onde o animal se perdeu, a elaboração de uma lista de animais encontrados com possível correspondência a animais perdidos são outras das vantagens daquele serviço. Trata-se, afinal, de um ponto de encontro.
Para garantir o sucesso de Find My Pet, a OMV está a divulgá-lo entre os veterinários privados e municipais. «Quando alguém encontra ou perde um animal, é frequente dirigir-se ao veterinário mais próximo. O envolvimento de todos os veterinários é valioso».
Um mês após a disponibilização da nova ferramenta, em findmypet. omv.pt, há quase 50 anúncios de animais perdidos. Espera-se que encontrem os seus donos.


{retirado daqui}

1 comentário:

  1. muito interessante o que se encontra por aqui... estou a gostar imenso!

    convido-te a conheceres também o meu blog - espero que te sintas bem por lá !!

    beijinhos

    http://cottoncandy-peaches.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Fala-nos com carinho ♥

Blogger Wordpress Gadgets